Di Cavalcanti

Fátima CChaves


Samba, Di Cavalcanti, 1925 (detalhe)

Samba, Di Cavalcanti, 1925. Em 13 de agosto do mesmo ano, a obra foi destruída em um incêndio no apartamento do proprietário, o marchand Jean Boghite.

Ciganos, Di Cavalcanti (1940) - [Museu Nacional de Belas Artes Rio de Janeiro]

Mulheres Dançando, Di Cavalcanti

Carnaval no Morro, Di Cavalcanti (1963)

Cinco Moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti (1930)

[Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - SP]

Mulheres Protestando, Di Cavalcanti (1941) - [Coleção Particular]

Pescadores, Di Cavalcanti (1951) - [Coleção Museu de Arte Contemporânea da USP -

Doação Museu de Arte Moderna de São Paulo]

Mulher de pele escura e grandes formas, em um vestido verde e calças lilás, sentada em primeiro plano com expressão pensativa. Atrás dela, um homem de camisa rosa e uma paisagem com casas coloridas e um pote de barro completam esta icônica pintura modernista brasileira, "A Negra", de Tarsila do Amaral.

Devaneio, Di Cavalcanti (1927) - [Coleção Particular]

O Grande Carnaval, Di Cavalcanti (1953) - [Acervo Banco Itaú S.A. - São Paulo, SP]

Pintura vibrante de uma cena noturna lotada, retratando diversas figuras estilizadas. Em primeiro plano, mulheres com leques e uma de cabelo branco encaram o observador, enquanto casais se abraçam e outras pessoas interagem ao fundo, criando um ambiente social animado.

Mangue, Di Cavalcanti (1929) - [Coleção Particular]

Moças com Violões, Di Cavalcanti (1937) - [Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ]

Mulata em Rua Vermelha, Di Cavalcanti (1960) - [Coleção Particular]

Cais, Di Cavalcanti (1952-1954) - [Coleção Particular]

Mulheres com Frutas, Di Cavalcanti (1932) - [Coleção Particular]

Mulher com Gato, Di Cavalcanti (1966) - [Coleção Particular]

Samba, Di Cavalcanti (1928)

As Bodas do Poeta, Di Cavalcanti (1941) - [Acervo MASP, São Paulo]

Favela, Di Cavalcanti (1958)

Maternidade, Di Cavalcanti (1949)

Pintura abstrata em tons quentes de laranja, amarelo e marrom que retrata uma figura humana estilizada e dinâmica, com um bracelete dourado em um dos braços levantados. A composição, com formas geométricas e fragmentadas, evoca movimento e possivelmente uma cena de dança ou performance.

O Beijo, Di Cavalcanti (ca. 1923) - [Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo]

Desenho artístico monocromático de uma mulher em um traje de banho, sentada de cócoras com as pernas cruzadas à beira-mar, olhando pensativamente para baixo.

Figura, Di Cavalcanti (déc. 60) - [Coleção João Condé]

Vaso de Flores, Di Cavalcanti (1929) - [Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo]

Mesa de Bar, Di Cavalcanti (1929) - [Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ]

Mulher de Chapéu, Di Cavalcanti (1952)

Paisagem de Subúrbio, Di Cavalcanti (1930) - [Coleção Maria do Carmo Carvalho]

Garota de Ipanema, Di Cavalcanti (1970)

Retrato de Maria, Di Cavalcanti (1927) - [Coleção Particular]

Mulher e Gatos, Di Cavalcanti (1959)

Mulher na Varanda, Di Cavalcanti (1955)

Pierrete, Di Cavalcanti (1922)

Modelo no Atelier, Di Cavalcanti (1925)

Paquetá, Di Cavalcanti (1928) - [Coleção Domingos Giobbi, São Paulo]

Natureza-Morta, Di Cavalcanti (1971) - [Coleção Particular]

Gente do Morro, Di Cavalcanti (1951)

Pintura colorida retrata três mulheres em um balcão, com a figura central segurando um papagaio azul-esverdeado entre plantas e flores. Ao fundo, uma cidade vibrante com edifícios de cúpulas e uma mulher com sombrinha cor-de-rosa complementam a cena.

Mulheres, Flores e Arara, Di Cavalcanti (1966)

Meninas Cariocas, Di Cavalcanti (1926)

Serenata, Di Cavalcanti ( déc. 40)

Auto-retrato, Di Cavalcanti (1943) - [Acervo Particular]

Emiliano Di Cavalcanti -Artista Plástico brasileiro.

Publicações relacionadas

A Lanterna

Junte-se à nossa comunidade e explore um universo cultural que ainda será revelado, feito para você.