Friedrich Nietzsche
Fátima CChaves
“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.”
-Friedrich Nietzsche
“O que não provoca a minha morte faz com que eu fique mais forte.”
-Friedrich Nietzsche
“O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.”
-Friedrich Nietzsche
“Quanto mais nos elevamos,menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”
-Friedrich Nietzsche
“Sem música a vida seria um erro.”
-Friedrich Nietzsche
“Quem deve enfrentar monstros deve permanecer atento para não se tornar também um monstro. Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti.”
-Friedrich Nietzsche
“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos e inseguros, como uma espécie de hipnotização.”
-Friedrich Nietzsche
“Zaratustra, porém, contemplou o povo e se admirou. Então falou assim:
“O homem é uma corda, estendida entre animal e além-do-homem - uma corda sobre um abismo.
Um perigoso passar ao outro lado, um perigoso estar - a - caminho, um perigoso olhar para trás, um perigoso estremecer e parar.
A grandeza do homem está em ser uma ponte, não uma meta: o que pode ser amado no homem está em ele ser uma passagem ao ocaso.”
-Friedrich Nietzsche
“Eu vos digo: é preciso ter ainda caos em si para poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: vós ainda tendes o caos em vós”.
-Friedrich Nietzsche
“Vós olhais para cima ao desejar elevação. E eu olho para cima porque já estou elevado.
Quem de vós pode rir e ser elevado?
Quem se eleva às mais altas montanhas, este ri de todas as tragédias do palco da vida.”
-Friedrich Nietzsche
“Se sou um adivinho e pleno daquele espírito vaticinador, a caminhar sobre cresta elevada entre dois mares.
A caminhar entre passados e futuros feito nuvens pesadas - inimigo das baixadas sufocantes e de tudo o quanto é casado e já não pode morrer nem viver.
Em seu peito escuro, pronta para o raio de luz redentor, grávida de raios que dizem sim! Riem, para vaticinadores relâmpagos:
Bem-aventurado o grávido de tais coisas! E, em verdade, por muito tempo deve pairar sobre montes, qual pesado temporal, quem algum dia há de acender a luz do futuro!
Oh, como não deveria eu arder pela eternidade e pelo anel nupcial dos anéis - o anel do eterno retorno!
Ainda nunca encontrei a mulher da qual desejaria ter filhos, a não ser esta mulher a que amo: pois eu te amo, ó eternidade!
Pois eu te amo, ó eternidade!
-Friedrich Nietzsche
“Por vias tortas chegam todas as coisas boas perto de seu alvo. Feito gatos arqueiam as costas, ronronam em seu íntimo ante uma felicidade próxima - todas as boas coisas riem.
O modo de andar revela se alguém está a caminhar já em sua trilha: por isso, vede-me a trilhar! Quem, porém, chega perto de seu alvo, este dança.
Em verdade, em estátua não me converti, nem estou aqui plantado, rígido, baço, pétreo, uma coluna; me apraz andar velozmente.
E ainda que sobre a terra haja pântano e pesada tribulação: quem tem pés leves, corre mesmo sobre o pântano e dança como sobre gelo polido.
Levantai vossos corações, meus irmãos, alto! Mais alto! E tampouco me esqueçais das pernas! Levantai também vossas pernas, vós bons dançarinos, e, melhor ainda: ficai de ponta-cabeça!”
-Friedrich Nietzsche
Friedrich Wilhelm Nietzsche (15 de outubro de 1844, Röcken, Reino da Prússia, Alemanha - 25 de agosto de 1900, Weimar, Alemanha). Filólogo (estudioso de línguas clássicas, como o latim e o grego antigo), poeta e filósofo alemão.