Francisco da Silva

Fátima CChaves


Dragão Alado (1967)

Dragão Marinho (1967)

Dragão Farejador (1967)

Chico da Silva - Francisco Domingos da Silva (1910 - 1985) - pintor e desenhista autodidata brasileiro. Nasceu cercado pela floresta amazônica na região do Alto Tejo, mas ainda criança mudou-se para o Ceará, no Nordeste do Brasil, passando por algumas cidades do interior até se instalar em Fortaleza em 1935, onde viveu até sua morte. Começou a desenhar com carvão e giz em muros e casas de pescadores por volta de 1937.

Na década de 1940, incentivado pelo crítico e pintor suíço Jean Pierre Chabloz, iniciou-se na pintura a guache. Tal encontro teve grande relevância na consolidação e difusão do trabalho de Chico da Silva, abrindo portas para que circulasse nos principais centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, e pela Europa, em cidades como Genebra, Neuchâtel, Lausanne e Paris.

Em guaches e pinturas, Chico da Silva representou sobretudo os seres da floresta, como os pássaros e peixes amazônicos, além de figuras fantasiosas, como dragões. Suas obras dão forma a histórias, mitologias e figuras procedentes da fabulação popular amazônica, além de prodigiosa imaginação.

Atualmente, seus trabalhos fazem parte de inúmeras coleções públicas, entre elas: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM Rio; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP; Museo del Barrio, Nova York e Musée International d'Art Naïf Anatole Jakovsky, Nice, França.

Publicações relacionadas

A Lanterna

Junte-se à nossa comunidade e explore um universo cultural que ainda será revelado, feito para você.